Acesso aos Sistemas da UFSCar e Carteirinha Estudante

Primeiros Acessos aos Sistemas UFSCar

SAGUI, Número UFSCar, E-mail institucional e SIGA. O que é tudo isso e como fazer?

Seu primeiro acesso aos sistemas da UFSCar e a criação de sua senha, siga o passo a passo

1. Seu primeiro acesso será feito via Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada, o SAGUI.

Para isso, basta clicar neste link: https://sistemas.ufscar.br/senha 

Esta é a página de recuperação de senha e como você ainda não sabe seu Número UFSCar, escolha a opção de utilizar seu CPF e o e-mail (o mesmo utilizado no processo seletivo). Isso é importante! O e-mail cadastrado no sistema, até este momento, é o que você informou no SiSU ou no seu vestibular específico.

A partir disso, uma mensagem automática será enviada para este seu endereço de e-mail, com um link para você acessar e definir a sua senha nos sistemas da UFSCar. Borá lá!

Preste atenção! Na mensagem que foi enviada ao seu e-mail já consta o seu número UFSCar – ele tem seis dígitos. Anote este número!

Depois, siga as instruções recebidas neste mesmo e-mail clicando no link enviado a você e cadastrando a sua senha de acesso aos sistemas.

Agora vamos ao próximo passo: além do Número UFSCar para ter acesso a alguns serviços oferecidos pela Universidade, você precisa criar um e-mail institucional. É, você terá um e-mail  "seunome"@estudante.ufscar.br

2. A criação do e-mail institucional deve ser feita no sistema SAGUIComo você já sabe seu Número UFSCar e acabou de cadastrar a sua senha de acesso, basta logar via  (https://sistemas.ufscar.br/sagui), use seu CPF ou seu Número UFSCar e a senha será a que você definiu há pouco.

No menu "Minhas Solicitações" (na lateral esquerda), já está disponível a opção de criação de seu e-mail institucional na Plataforma G Suite for Education do Google, com domínio @estudante.ufscar.br.

Clique em “Criar e-mail institucional” e você terá as opções que o próprio sistema gera para seu e-mail. Selecione uma dessas opções e clique em “Criar e-mail”. 

É importante anotar a senha temporária que o SAGUI vai criar para você, ela será solicitada na primeira vez em que você acessar esse e-mail. Logo depois desse primeiro acesso, você terá que alterar a senha. 

3. E chegamos ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Esse sistema pode ser acessado com seu Número UFSCar e sua senha (a mesma que você definiu para o SAGUI). 

Guarde bem este nome: SIGA. Sua vida acadêmica depende muito dele. No seu primeiro período letivo as inscrições em atividades curriculares (matérias) são automáticas. A partir do segundo, é no SIGA que você solicitará suas inscrições, verá suas notas, quantas atividades curriculares foram cursadas e quantas ainda faltam para você se formar, quanto tempo você tem para se formar. No SIGA você também saberá quais os horários de aulas e onde elas acontecerão. Ou seja, o SIGA te acompanhará até a sua formatura! Então já sabe: siga o SIGA!

Além disso, se tiver algum problema nestes processos todos ou alguma dúvida, pode recorrer ao suporte técnico da SIn, pelo site https://servicos.ufscar.br/  ou pelo formulário de suporte ao usuário https://www.sin.ufscar.br/servicos/atendimento-ao-usuario/acesso-central-servicos

Carteirinha estudantil

O serviço de solicitação de carteirinhas institucionais agora está disponível no Sistema de Apoio de Gestão Universitária Integrada (SAGUI).

O link de acesso para o SAGUI é: https://sistemas.ufscar.br/sagui