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Trabalho de Conclusão de Curso


Do Trabalho de Conclusão de Curso

 

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é um componente curricular obrigatório para a obtenção do certificado do curso de Licenciatura em Pedagogia, composto por uma carga horária de 120 horas, totalizando 8 créditos, oferecidos aos estudantes do Curso no 9º e 10º semestres, por meio das disciplinas TCC 1 e TCC 2, respectivamente.

 

Objetivos Gerais

O trabalho de conclusão de curso da licenciatura em Pedagogia objetiva ao aluno, a partir das experiências vivenciadas nos estágios, nos estudos teóricos e práticos, no conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a sua formação profissional, a produção de um trabalho, sob orientação de um professor da UFSCar, com foco no processo educativo escolar e/ou não escolar, de modo a contribuir para o desenvolvimento de suas capacidades científicas, artísticas e crítico-reflexivas.

 

Ementa das disciplinas TCC 1 e TCC 2

 

TCC 1

Ementa: O eixo central da disciplina é a realização de um trabalho de conclusão de curso, sob orientação de um professor da UFSCar, com foco no processo educativo escolar e não escolar, de modo a contribuir para o desenvolvimento de capacidades científicas, artísticas e crítico-reflexivas do futuro pedagogo. Para isso, a disciplina abordará os seguintes tópicos: a) definição de um tema específico sobre o qual será feito o trabalho de conclusão de curso; b) elaboração do projeto relativo ao tema escolhido, incluindo a definição das atividades a serem desenvolvidas e cronograma de execução; c) apresentação de relatório das atividades desenvolvidas no período, incluindo parte de material/dados a ser analisado.

 

TCC 2

Ementa: O eixo central da disciplina é a realização de um trabalho de conclusão de curso, sob orientação de um professor da UFSCar, com foco no processo educativo escolar e/ou não escolar, de modo a contribuir para o desenvolvimento de capacidades científicas, artísticas e crítico-reflexivas do futuro pedagogo. Para isso, a disciplina abordará os seguintes tópicos:

a) redação do trabalho de conclusão de curso; e b) apresentação final do trabalho de conclusão de curso. A disciplina poderá ser oferecida por orientadores individuais ou por grupos de estudo e/ou de pesquisa. Para atender às necessidades serão abertas tantas turmas quanto sejam os agrupamentos feitos. Cada aluno/a se matriculará na oferta (turma) de seu orientador/a.

 

Características do TCC

 

A finalidade do TCC é permitir ao aluno do curso de Pedagogia articular, ao final do curso, a série de conteúdos e práticas que foram objeto de estudo ao longo dos anos de sua graduação. É necessário acentuar que o TCC tem como característica essencial o término da graduação em Pedagogia. Não se trata, portanto, de um trabalho de pesquisa similar ao realizado na pós-graduação, embora possa compreender pesquisas que tenham continuidade nestas modalidades seguintes de formação.

Trata-se de um trabalho monográfico no qual o aluno deve demonstrar a capacidade de articular as diferentes formas de saberes, teóricos ou práticos, em um exercício de reflexão no qual demonstrará, por meio de escrita clara, com articulação de objetivos, desenvolvimento metodológico e argumentação adequada, capacidade de análise e de síntese.

O TCC poderá ter caráter de pesquisa bibliográfica, documental ou de campo.

A experiência de estágio poderá ser aproveitada para a constituição do TCC. No entanto, a decisão por este aproveitamento ou não caberá ao professor da(s) disciplina(s) de estágio do DTPP ou DED que supervisionou o estágio do aluno. E será imprescindível que a escola e professor da turma em que o estágio foi realizado sejam informados e autorizem a realização do TCC. Ressalta-se que não será permitido a um professor orientar TCC que verse sobre experiências de estágio supervisionadas por outro docente, bem como pesquisa de Iniciação científica, PIBIC, PIBID etc.

O TCC que tenha por objeto uma instituição externa deverá apresentar autorização da instituição para a realização do estudo e esta, ao final do TCC, deverá receber cópia do trabalho finalizado. Em caso de trabalho de campo que envolva sujeitos, entrevistas ou imagens, o projeto de pesquisa deverá ser submetido e aprovado por comitê de ética.

A orientação do TCC não poderá ser realizada por professores que tenham vínculo familiar ou afetivo com os estudantes.

 

Procedimentos Gerais

 

        1. Do acompanhamento do desenvolvimento da Monografia

O responsável principal pelo acompanhamento do aluno no desenvolvimento do trabalho de monografia é o orientador. Este acompanhamento se dará, principalmente, pelo cronograma para desenvolvimento do trabalho elaborado pelo aluno. A evolução do trabalho deve ser registrada pelo orientador.

 

        1. Do Cronograma

No início de cada semestre será divulgado o cronograma de atividades e os procedimentos gerais para o desenvolvimento e apresentação das monografias. Orientadores e alunos devem atestar ciência sobre esse cronograma e regras gerais.

 

        1. Do Projeto

O Projeto a ser desenvolvido pelo estudante, sob a orientação do docente escolhido,

deverá seguir as normas da ABNT e apresentar a seguinte formatação: fonte 12, times new roman, espaçamento entre linhas 1,5, papel tamanho A4, margens esq. e dir. 3, superior e inferior 2,5; ter entre 30 e 50 páginas, excluídos os anexos; ser elaborado contemplando minimamente os seguintes aspectos:

a) Introdução: nome da disciplina, nome do aluno, nome do orientador, cargo e Departamento ao qual pertence, título do trabalho, justificativa e objetivos.

b) Corpo do Trabalho: o corpo do trabalho divide-se geralmente em capítulos, seções e subseções, que variam em função do problema a ser tratado. Essa divisão deve contemplar:

c) Revisão Bibliográfica: levantamento da literatura que servirá de base para o trabalho a ser desenvolvido.

d) Metodologia: descrição dos materiais, métodos e procedimentos a serem utilizados no desenvolvimento do trabalho.

e) Conclusões Esperadas: devem estar de acordo com os objetivos propostos para o trabalho.

f) Local, data e assinaturas (do orientando e do orientador)

        1. Avaliação

Respeitando a Portaria UFSCar/GR n° 522/2006, a avaliação do TCC será realizada em quatro momentos:

  1. entrega do cronograma de trabalho;

  2. elaboração de relatório parcial de acompanhamento sistematizado durante o desenvolvimento da disciplina TCC 1;

  3. elaboração de relatório parcial de acompanhamento sistematizado durante o desenvolvimento da disciplina TCC 2;

  4. defesa da monografia.

 

        1. Da composição da banca examinadora

A banca deve ser composta por três membros. O orientador é membro natural da banca examinadora. A indicação da banca, bem como a definição da data de defesa e reserva de sala, é de responsabilidade do aluno/orientador, respeitando o cronograma pré-estabelecido.

 

        1. Da Defesa

Para a defesa da monografia serão admitidas 02 (duas) possibilidades:

  • Defesa com apresentação oral do trabalho pelo candidato, perante a banca examinadora, dentro das datas estabelecidas previamente no início de cada semestre.

  • Avaliação não presencial mediante parecer escrito de cada um dos

membros de banca.

 

        1. Da entrega dos exemplares da Defesa

É de responsabilidade do aluno/orientador entregar os exemplares aos membros da banca com pelo menos uma semana de antecedência da data de defesa. Após a Defesa e as correções finais, elaboradas pelos estudantes, uma cópia eletrônica da versão final da monografia deve ser entregue na Secretaria do Curso.

 

 

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