Você está aqui: Página Inicial Estágio Curricular

Estágio Curricular

 

O estágio é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do certificado do curso de Licenciatura em Pedagogia que deverá ser realizado no decorrer do curso. A proposta de estágio curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia segue as prerrogativas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96); da Lei N. 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre estágio de estudantes; da Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura; da Portaria GR nº 282/09, de 14 de setembro de 2009 que dispõe sobre a realização de estágios de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos e pauta-se no Projeto Pedagógico do Curso.

As horas dedicadas ao Estágio Supervisionado serão distribuídas em 300 horas nos seguintes períodos do curso:

Semestre

Total de créditos/número de hora

4 (60 horas)

6 (90 horas)

6 (90 horas)

10º

4 (60 horas)

Total

20 (300 horas)

 

A realização do estágio Curricular Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como base o seguinte Regimento:

Regimento de Estágios Curriculares Obrigatórios e não Obrigatórios do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CECH-UFSCar

Art. 1 - O Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar prevê 300 horas de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, distribuídos da seguinte forma:

 

Estágios de Docência

 

  • Prática de Ensino e Estágio Docente em Alfabetização e Língua Portuguesa: 60h de créditos teóricos e práticos e 60h de estágio em campo.

  • Prática de Ensino e Estágio Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular: 30h créditos teóricos e práticos e 60h de estágio em campo.

  • Prática de Ensino e Estágio Docente na Educação Infantil: 60h de créditos teóricos e práticos e 60h de estágio em campo.

  • Prática de Ensino e Estágio Docente na Educação de Jovens e Adultos: 60h créditos teóricos e práticos 60h de estágio em campo.

 

Estes estágios serão realizados no horário de funcionamento dessas modalidades de ensino.

 

Estágios de Administração Educacional

 

  • Estágio Supervisionado em Administração Educacional - Ensino Fundamental/Ensino Médio: 60h de créditos teóricos e práticos e 30h de estágio em campo.

  • Estágio Supervisionado em Administração Educacional - Educação Infantil: 60h de créditos teóricos e práticos e 30h de estágio em campo.

 

Estes estágios serão realizados no período de funcionamento das instituições que ofertam estas modalidades de ensino.

 

Art. 2 - O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório será supervisionado por docente ou docentes dos departamentos que ofertam as respectivas disciplinas de estágio ao curso. O acompanhamento será feito nas instituições concedentes e na universidade, conforme plano da disciplina.

 

Parágrafo Único: Os Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios serão realizados preferencialmente em instituições da rede pública de São Carlos. Sua realização deve estar amparada por convênios estabelecidos entre a UFSCar e a instituição ou rede concedente de estágio.

 

Art. 3 - Para a plena regularização do estágio, conforme estabelecido na Portaria GR nº 282/09, deverá ser celebrado Termo de Compromisso entre o estudante, a parte concedente do estágio e a UFSCar, de conformidade com os modelos disponibilizados no site da UFSCar.

I - Modelo 1: Estágio obrigatório com bolsa

II - Modelo 2: Estágio obrigatório sem bolsa

III - Modelo 3: Estágio não obrigatório

IV - Modelo 4: Estágio realizado na própria UFSCar

 

Art. 4 – Poderá haver a celebração de Termo de Cooperação, de forma facultativa e em situações excepcionais, em conformidade com o modelo estabelecido na Portaria GR nº 282/09. (Disponível em www.prograd.ufscar.br/normas/)

Art.5 – Não serão aproveitados créditos ou horas de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório realizados em Licenciaturas de conteúdos específicos (exemplo: História, Letras, Geografia, Física etc.), em caráter de equivalência ou dispensa.

 

Art.6 – Estudantes que trabalham nas funções abrangidas pelo Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório terão direito à redução da carga horária de no máximo 50% do total de estágio em campo de cada disciplina, conforme o estabelecido a seguir:

 

  1. Terão direito a redução de carga horária em até 50% na disciplina Prática de Ensino e Estágio Docente em Alfabetização e Língua Portuguesa e na disciplina Prática de Ensino e Estágio Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular, para as horas de estágio em campo, os estudantes que atuam como professor dos anos iniciais do EF.

  2. Terão direito a redução de carga horária em até 50% na disciplina Prática de Ensino e Estágio Docente na Educação Infantil, para as horas de estágio em campo, os estudantes que atuam como professor na Educação Infantil atuando em escolas ou em creches.

  3. Terão direito a redução de carga horária em até 50% na disciplina Prática de Ensino e Estágio Docente na Educação de Jovens e Adultos, para as horas de estágio em campo, os estudantes que atuam como professor na EJA.

 

Parágrafo Único: O estudante requerente deverá apresentar ao professor da disciplina, a título de comprovação, declaração do diretor ou chefia imediata (no caso de diretor) e cópia do holerite ou documento similar. A redução da carga horária ocorrerá segundo o tempo de serviço e comprovação das horas trabalhadas na modalidade específica de ensino a qual o estágio está vinculado. Em caso de discordância ou conflito, a documentação será analisada pelo Conselho do Curso que deliberará a respeito.

 

Art. 7 – Os estudantes deverão cumprir no máximo 6 horas por dia de estágio, conforme legislação em vigor.

 

Art. 8 – Os alunos deverão se apresentar às instituições nas quais realizarão os estágios quando autorizados pelos docentes das disciplinas, após a entrega e aprovação dos documentos exigidos pela instituição concedente e pela UFSCar.

 

Art. 9 – O registro das horas de estágio realizadas em campo deverá ser feito na ficha de presença. A ficha deverá ser preenchida de acordo com as exigências e possuir todas as assinaturas solicitadas. Ao final do semestre a ficha deverá ser entregue ao orientador do estágio e ficará arquivada na UFSCar, junto aos demais documentos de estágio.

 

Art. 10 – Como um dos instrumentos de avaliação do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório o estudante deverá elaborar um relatório acadêmico circunstanciado, entregue ao final do semestre ao docente responsável pela disciplina. O documento será arquivado no departamento de origem da disciplina ou coordenação do curso.

 

Art. 11– Os Estágios Supervisionados não Obrigatórios serão assinados pela coordenação de curso e acompanhados pelo Conselho do Curso. Sua realização deve estar amparada por convênios estabelecidos entre a UFSCar e a instituição ou rede concedente de estágio.

 

Parágrafo Único – Só serão autorizados os Estágios Supervisionados não obrigatórios quando estes tiverem contribuição para a formação a qual se destina o curso de licenciatura em Pedagogia da UFSCar. Ficará a cargo da Coordenação do Curso, ou de professor por ela designado, ou de docentes do Conselho do Curso, a avaliação das solicitações para sua realização, cabendo a esses docentes supervisão, acompanhamento e avaliação da efetivação dos Estágios Supervisionados não Obrigatórios.

 

Art. 12 – O estudante deverá entregar um cronograma das atividades previstas para a realização de Estágios Supervisionados de caráter não obrigatório. Ao final de cada semestre o aluno deverá entregar um relatório das atividades realizadas. Ambos os documentos (cronograma e relatório) devem ser assinados pela instituição concedente do estágio.

 

Parágrafo Único – Será realizado anualmente um evento com objetivo de socializar as atividades e experiências dos estudantes que realizaram Estágios Supervisionados (obrigatórios e não obrigatórios) do curso de Pedagogia.

 

Art. 13 – Os Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios e os Estágios Supervisionados não Obrigatórios e temas a eles afetos serão de responsabilidade de análise e encaminhamentos da Comissão de Estágio do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A comissão será composta por professores dos departamentos que ofertam as disciplinas de estágio e terá caráter consultivo e articulador das atividades de estágio. Os trabalhos da referida Comissão de Estágio do Curso de Licenciatura em Pedagogia serão acompanhados, avaliados e aprovados nos âmbitos dos Conselhos departamentais ou de curso.

 

Art. 14 - Os casos omissos serão tratados no âmbito do Conselho do Curso de Pedagogia da UFSCar.

Ações do documento
« Dezembro 2014 »
Dezembro
SeTeQuQuSeSaDo
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031